O que é, como desenvolve-se, qual a sua função.

A Teoria Científica é uma proposição descritiva ou explicativa. Pode ser igualmente, um modelo que regula modos de interação de um grupo determinado de fenômenos. Assim, é formada pela disposição dos dados (informações científicas) em modo determinado. Pode ser criativa, inventiva e construtiva.

Têm propriedades previsivas, baseadas em deduções testáveis em experimentos. Caso necessário, adapta-se aos fenômenos observáveis ou provocados em experiências (V. Hartmann/Janich, 1996, p. 164).

C.Maxwell

Eike Baptista

Em modo geral, a teoria é composta por um conjunto de leis capazes de descrever o âmbito científico determinado. Por exemplo, a Teoria da Gravitação de I. Newton, a famosa Teoria da Relatividade de A. Einstein, as equações de Maxwell que descrevem a Eletrodinâmica etc. Todavia, não pode ser comprovada definitivamente ou ter pretensões absolutistas. É sempre uma “hipótese” provisória.

A Teoria do Brasil consistirá em grupo delimitado de princípios, capazes de descrever, deduzir, ou prever, estocasticamente, acontecimentos da vida nacional. Não tem pretensões absolutistas e determinísticas. Todavia, sugere ferramentas e processos para a sistemática observação e decodificação da nossa realidade cotidiana.

Missões

Indios

No estágio atual, apresentado na EPI I, permite-nos processar inúmeros signos, observados em acontecimentos da vida nacional, parcialmente sob modos cognitivos dos brasileiros. Abduzidos, comporão princípios hipotéticos, testáveis, empiricamente, na vida cotidiana.

Darcy Ribeiro

O objetivo atual é fundar as bases para o pleno desenvolvimento com a introdução da perspectiva de participante, da atualidade brasileira. Objetivos finais serão colocar a disposição pré-requisitos para DESCREVER a importância da intervenção de componentes ou signos brasileiros em acontecimentos da vida nacional. Assim, descrever graus, valores e modos da intervenção de signos brasileiros e suas leis constantes. Possibilita, normalizar e orientar inferências dedutivas e abdutivas, como apoio a decisões governamentais, desenvolvimento de produtos, trabalho de sociólogos, educadores, artistas etc.

Explicaremos fatos e comportamentos específicos dos brasileiros, prevendo estocasticamente consequências de sua intervenção. Assim, regulamentamos a aplicação produtiva e impulsionamos o DESENVOLVIMENTO de componentes brasileiros, com funções determinadas.

O desenvolvimento desta Teoria seguirá dois interesses colaterais explícitos:

1 – A determinação de objetivos sancionados que transformem elementos aparentemente negativos de nossa realidade em impulsos reformadores.

2 – A conversão de conceitos e processos em modelos de comportamento, ações e práticas.

Gravitations Theorie

Quantentheorie

x

x

x

x

x

xxxx

xlos s


a

 

a

Para ter acesso aos textos clique nos links em azul

a

 1 – Ferramentas e Resultados para a Teoria do Brasil (TB)

2 – Complementos

_________________________________________

Edson de Melo

© Copyright 2011-2012 – Todos os direitos reservados