Carnaval

a

Sinapse

a

a

a

a

a


Observa-se nos brasileiros a predileção pelo pensar morfológico. Isto observa-se em Mário de Andrade, por exemplo, em Macunaíma, partindo de parâmetros fornecidos por Sergio Buarque de Hollanda e Paulo Prado, em seu “Retrato do Brasil” (V. C. Proença, Roteiro de Macunaíma, Rio de Janeiro, 1987, p. 12-15). De certo modo, este livro, com sua poiética compositora, constitui teoria virtual do Brasil. O “sem nenhum caráter” do herói, sugere-se como tipo extremamente abrangente. Permite complexas relações homólogas. É a lógica do processo compositor.

Movimento

Sob a visão relativista, mais coerente com o pensamento de Nancy Cartwright, poder-se-ia dizer que os fenômenos da vida nacional determinam as próprias leis, tipos e cognição correspondentes.

Mielina

Pela nossa kinestetica particular, impomos o tipo de modos cognitivos característicos, rechaçando, parcialmente, elementos eferentes da dedução e da indução.

O estudo detalhado e aplicação de tais características foram desenvolvidos na EPI-I. Plenamente articulados na EPI-III nos conduzirão a emancipação epistemológica.

e

e

Mario de Andrade

Mestre Vitalino

Anúncios