A Física e a Fisiologia modernas tem imposto um novo paradigma, redefinindo o conceito de “percepção”. Bertrand Russell afirma que caso exista algo definível como “percepção”, é, em certa medida, produto do objeto percebido.

Do mesmo modo, nas discussões atuais sobre a Teoria dos Sistemas, a cognição é aceita como modelamento da realidade, em processo dinâmico.

Estes pareceres vêm ao encontro do pensamento de Herbert Witzenmann, um filósofo pouco conhecido que propõe interessante teoria para sua resolução e aplicação.

Herbert Witzenmann

“Conceito” tem aqui o sentido de “conteúdo de pensar” (Denkinhalt). Witzenmann o toma como correspondente a “usia,” um termo que designava pertinência, propriedade. Filosoficamente é utilizado como sinônimo de “essência” ou “substância”. (V. G. Patzig, Die Entwicklung der Begriff der Usia in der “Methaphysik” des Aristoteles, Göttingen, 1951).

Ele o considera no sentido de Hegel, como identidade de essência e conceito, como já registra-se em Platão (V. Phänomenologie des Geistes, Introdução às Obras Completas, Werke II, 76).

Infelizmente o poder de síntese e efetividade da obra de Herbert Witzenmann permanece algo inacessível. A linguagem hermética e origem antroposófica afastam interessados.

Seu método exige rigorosa introspecção, direta participação e simultânea observação de processos cognitivos, no sentido de distinguir e unir conscientemente o conteúdo e o ato de pensar.

O pensamento de Herbert Witzenmann é uma proposta original de harmonização incrementativa da dicotomia Realismo-Idealismo. Transcorre pela integração das filosofias de Platão, que deságua nas idéias universais, e Aristóteles, exercida em observações e deduções, assim em sentido oposto.

Este impulso integrativo caracterizou a obra de Wolfgang von Goethe. Mais tarde, cristaliza-se como elemento constante nos modos cognitivos dos alemães clássicos e românticos. Isto foi apresentado e desenvolvido na EPI-I, constituindo-se em ferramenta de grande significação na Epistemologia Pragmática Instrumentalista.

Anúncios