TB - capa relatorio

A Estrutura Logica do Jeitinho e da Malandragem

No dia a dia o pensar e formação de declarações, entre os brasileiros, funcionam do modo seguinte:
1 – Objetivos para pensamentos e declarações são formulados inconscientemente de antemão, Assim, constitui base irracionalista de ações cognitivas e verbais.  Tais objetivos podem ser extremamente diversificados: éticos, antiéticos, altruístas, criminosos etc. Todavia, são invariavelmente irracionalistas e colocados de antemão como verdades inegociáveis.
2 –
Seu status é de hipótese não examinada. Todavia, é fixada como “verdade necessariamente valida”. Isto provoca assimetria entre o status real e aquele ambicionado. 3 – A necessidade compulsiva de justificar a validade… texto completo no blog TB – Teoria do Brasil (veja aqui).

_______________________________________________________
CD – A Socialidade, Diversidade e Disponibilidade (Edson de Melo)

Edson de melo - 1-Encarte

CD Edson de Melo – 2013

Peças para piano do músico pernambucano (radicado na Alemanha), inspiradas na pintura do holandês Jan Vermeer (1632-1675), apresentando em forma de música o conceito de Socialidade, Diversidade e Disponibilidade.

Faixas:
1- Pernambuco / 2- Pessoas que são pinturas de Vermeer / 3- As aventuras de Dik Trom / 4- A partida de Maurício de Nassau / 5- O aceno / 6- A socialidade (Jogos de calçada) / 7- A socialidade (A medida dos passos) / 8- As avós eram quadros de Vermeer / 9- A chegada de Maurício de Nassau / 10- A socialidade (A rua com início e fim) / 11- A sentinela / 12- A socialidade (A medida dos passos e saltos) / 13- As aventuras de Dick Trom II/Dick deixando a sua aldeia / 14- A socialidade (Passos e cantos)

Edson de melo - 1-Encarteouça: A Partida de Mauricio de Nassau
ouça: Pessoas que são pinturas de Vermeer
ouça:
Pernambuco 

venda online:
Passa Disco (Loja virtual)

_______________________________________________________
CD – A Socialidade, Diversidade e Disponibilidade (Edson de Melo)

“A expansão inexorável do universo
exige dos seres viventes
diversos instrumentos reguladores
da ordem e do caos.
Adequação de possibilidades
predileções e necessidades…”

                                                                                                                – Edson de Melo – 2013 –
_____________________________________________________
CD – A Socialidade, Diversidade e Disponibilidade

A expansão inexorável do universo exige dos seres viventes diversos instrumentos reguladores da ordem e do caos. Adequação de possibilidades predileções e necessidades.

Neste cenário, ideias e objetivos são meios de equilíbrio. Quando bem sucedido aparece como Beleza. A coerente realização da ideia adequando o material da realidade trans-subjetiva aos seus propósitos.

Assim a Beleza expressa e exemplifica o equilíbrio transcendental da existência. A Natureza humanizada em uma Natureza vista como divinizada, como formularam os classicistas-românticos alemães.

Esta Estética apresenta-se de modo extremamente intenso nas pinturas dos mestres holandeses do século XVII, principalmente Jan Vermeer.

Através delas J. v. Goethe descobriu o próprio objetivo e sentido da existência humana. Pois, Vermeer apresenta esta Estética expressa na SOCIALIDADE.

A realização da própria ideia da humanidade com material humano, social e cotidiano. A igualdade que leva a confiança, e dai ao aconchego e prazer, nas relações sociais. Também grupos, clubes onde pessoas diversas trocam conhecimentos, experiências através da amizade. Produz talento e cultura.

Assim, a Arte inspira e sugere um sentido transcendental às ações humanas. Une Ciência, cotidiano, ações kinestéticas, verbais ou cognitivas.

No Brasil, tais ideias encontram realidade desafiante. Necessitam ser redefinidas sob a intensa diversidade e disponibilidade.

A maior intensidade do caos e maior amplitude das ideias criadoras ganham feições próprias de adequação, nova beleza nascida do equilíbrio de diversidade e disponibilidade, com objetivos recivilizatórios.

As PEÇAS PARA PIANO nasceram da necessidade de exemplificar musicalmente e descrever a SOCIALIDADE ao nosso modo.

Foram compostas sob a ESTÉTICA proposta, implicitamente, por Heitor Villa- Lobos, principalmente no seu Choro Nr. 11.

A ideia básica, para assegurar a adequação, foi dispor um metier de material musical preparado. Acontecimentos musicais como recantos de SOCIALIDADE.

Seus componentes são gestos malemolentes, melodias populares, harmonias impressionistas, processos rítmicos, tudo como material do folclore de um povo a ser criado.

A ordenação deste material, sob a liberdade criativa, compromissada com um tipo generoso e abrangente, assegura a unidade estrutural, mesmo sob grande espontaneidade.

Assim, as peças articulam-se com a diversidade e disponibilidade de nossa natureza. Todavia são reduzidos pelo piano às medidas humanas de braços e pernas. Um componente importante na Socialidade.

Cidades e ruas com início e fim. Recantos de aconchego musical. Tudo nos limites do que os olhos e passos podem alcançar.
                                                                                                                                          Edson de Melo
___________________________________________
CD – A Socialidade, Diversidade e Disponibilidade
(comentário)

Gosto de perceber o pensar estético-filosófico na música. Reconhecer os elementos teóricos expresso no ato compositor. Apliquei a técnica aqui.

Já na primeira audição percebi a beleza conceitual no desenvolvimento dos temas, o equilíbrio entre passagens, diálogos melódicos não cíclicos em nada lineares. Clara representação da concepção epistemológica deste “músico-pensador”.

O conceito do CD gera densidade e leveza, sentenças sem palavras, que borbulham sem centro pré-determinado, recriando-se como crônica musical de vida cognitiva.

Belíssimo trabalho!

A audição revelou também a riqueza de detalhes entre modelos estéticos similares à construção contínua, mas com quebra de padrões, complexidade criativa e domínio pragmático na execução do objeto, intento de construção co-participativa na relação composição-ouvinte.

Sua ótica dinâmica, multidimensional, atrelada a “tecnologia filosófica e de comunicação”, que criou simultaneamente a essa música, traduz a ênfase relativa como Edson de Melo percebe o mundo.

Desse modo ele responde a questões primordiais: o modo como funcionamos, e esse modo como funcionamos produz problemas ou solução?

Socialidade, Diversidade e Disponibilidade é a transcrição musical de parte de sua obra, pesquisa e pensamento sistemático para responder as questões.

Este CD conecta-se ao conjunto normativo habilmente disposto na Epistemologia Pragmática Instrumentalista (EPI-BR) e na genial Teoria do Brasil (TB).

Arthur BigHead
____________________________________________

Prezados Leitores:

A “TB”, ou Teoria do Brasil (Versão 1.0) esta sendo redigida. Acreditamos que em meados de 2014 estará em condições de ser apresentada publicamente.

A versão atual contará com: 

Sistema para Decodificação de Ações Verbais e Kinesteticas Genéricas.

Sistema de Componentes estatisticamente determinantes nas Ações dos Brasileiros. Funciona como banco de dados.

Sistema de Decodificação de Ações Verbais e Kinesteticas, identificando configurações de componentes especificamente brasileiras.

 Dai, um Sistema Explicativo, descrevendo o modo como funcionamos. Uma definição prática-acionista da “Brasilidade”

Seguem, 

Sistemas para Extração de Capacidades Implícitas em nosso modo de vida.

Nesse sentido, componentes normalmente vistos como negativos apresentam implicitamente capacidades valiosas, para uso científico, artístico e prático-poiético.

Sistema Para Reformar o Comportamento. Trata-se pois de processo recivilizatório, para identificar e superar componentes anacrônicos e pouco produtivos.

Finalmente, um Sistema adaptado para nos ajudar a resolver problemas do dia a dia, utilizando a TB 1.0 integrada a sistemas internacionalmente reconhecidos.

Nesta versão, a TB será publicada em pequeno livro. 

Esperamos obter patrocínio para poder colocar este serviço à disposição de todos os interessados, a preços acessáveis.

Consequências da TB, para atividades culturais, artísticas e científicas serão apresentadas detalhadamente no BLOG.

 Fraknfurt, 26 de Dezembro de 2013
Edson de Melo
_________________________________________________

Atualizações do BlogPAI: Como se trata de uma pesquisa com resultados contínuos, desde essa data, passaremos a informar as atualizações propostas pelo autor. Para os que  estão acompanhando, ficará mais objetivo saber a respeito de novos textos, e para os que buscam compreender o desenvolvimento do sistema cognitivo criado pelo epistemólogo Edson de Melo, facilitará discernir entre o já postado e os avanços atingidos.

Prezadores leitores:

O desenvolvimento do sistema, denominado “TEORIA DO BRASIL” (TB) criado pelo epistemólogo, professor,  músico e filósofo Edson de Melo está em processo avançado de formatação, com sua conclusão prevista para 2015. Assim, criamos um novo blog integrado ao PAI, especificamente para produtos relacionados a “Teoria do Brasil”.

O “BlogPAI” continuará como plataforma de atualização, e divulgação, dos produtos relacionados a EPI-I. De acordo com os relatórios da wordpress, o “BlogPAI” é acessado em vários países, e em todo o Brasil. Registramos, até o momento, mais de 12 mil acessos. Aproveitamos para agradecer o interesse dos leitores. Isto tem motivado, e apoiado, o desenvolvimento deste projeto.                                                               ………………..                                               –  “abh” organizador da pesquisa, produtor executivo do projeto  –

clique aqui: acompanhe a sistematização da TEORIA DO BRASIL (TB)

tb2

http://teoriadobrasil.wordpress.com/

Teoria do Brasil (TB): Objetivo e Serviços

Colocar a disposição dos brasileiros efetiva sistematização, com consequente decodificação  da complexidade do país..

tbvertical.jpgA partir desta ferramenta, o cidadão comum encontrará explicações e esclarecimentos sobre acontecimentos diversos, contraditórios e absurdos.

Mais além, deriva orientações para dar conta do cotidiano, com maior conforto e eficiência. Desenvolve competência existencial, apta a lidar com o caos de nossa realidade.

A competência existencial, desenvolvida de nossas idiossincrasias e, por sua vez, ferramenta para reformar distorções do processo de formação do país.

Acessamos, desse modo,  Cidadania e Socialidade, expressas em relações pacificas, cooperativas  e construtivas com o segmento da sociedade, na qual vivemos.

O objetivo final é colocar este serviço,  a disposição de todos os brasileiros.

linha3

BLOGPAI

Centro das pesquisas, em Frankfurt, no bairro de Bornheim, na Alemanha,

Apresentamos, neste blog, os resultados de programa de pesquisas, com objetivo de desenvolver Epistemologia adequada aos hábitos cognitivos dos brasileiros. E propor uma Teoria do Brasil.

A pesquisa continuada foi iniciada nos anos 90, deve estender-se até o ano de 2016.

O projeto cultural EPI-BR, teve a etapa I e II (de formatação e organização) patrocinado pelo Sistema de Incentivo a Cultura (SIC), da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) edital 2010.

Resultaram as monografias: Epistemologia Pragmática Instrumentalista I e II. Esta ultima tem o subtítulo, Sistemática Criatividade Heurística.

A pesquisa esta sendo realizada, em grande parte, na Alemanha e Holanda, contando com fluxo diário de informações do Brasil.

Ao longo deste ano, atualizaremos os textos, introduzindo recentes desenvolvimentos, informações, melhoramentos, correções etc.

BLOGPAI

Neste blog iniciamos um processo de informação e discussão das propostas e resultados.

Inicialmente, introduz o universo das EPIs. Seus conceitos, processos, perspectivas, utilizações e aplicações. Mais além, atualiza e informa sobre o processo de desenvolvimento dos trabalhos.

Finalmente, oferece um ponto de encontro, comente, onde os interessados trocarão pareceres e proposições, para o desenvolvimento de nossos objetivos. Principalmente, funcionará como banco INTERATIVO DE INFORMAÇÕES, onde os leitores nos ajudarão, participando ativamente.

Esta página estende nossas possibilidades de observação, por todo o país, acelerando e melhorando a qualidade dos resultados.

Assim, o BLOGPAI possibilita pensar cooperativa, e interativamente, interferindo no processo. Com isto todos nós temos a ganhar.

Edson de Melo 

TEXTO ORIENTATIVO

Pelo seu volume e diversidade, o BLOG PAI vem tornando-se livro virtual. Desenvolve-se paralelamente as pesquisas e resultados das EPIs.

Este é o lugar de primeira publicação de vários temas e projetos. São hipóteses, sugestões, exemplos.

Nesse sentido, uma parte apresenta-se como PESQUISA EPISTEMOLOGICA BÁSICA. São textos mais complexos que exigem atenção e leitura intensa, paciente e lenta.

Ao longo do tempo, com as seguidas atualizações, ganharam maior leveza, fluência e referências práticas. Este aspecto corresponde e desenvolve-se paralelamente a EPI II e ao manual Res Nuncius.

Em resumos, os resultados dividem-se em:

1 – Recursos Básicos advindos das pesquisas fundamentais:

Tem caráter descritivo, científico e epistemologizante. São mais complexos e abstratos.

2 – Resultados Apresentados como Tecnologia Filosófica:

São ferramentas, exemplos de aplicações etc.

Edson de Melo (agosto de 2011) 

________________________________________________________________________________

Edson de Melo

© Copyright 2011-2012 – Todos os direitos reservados