04 – MÉTODO.

O método geral consistiu na integração de sistemas e conceitos pela formulação morfológica e pela operação que denominaremos “transladação pragmática instrumentalista”.

Conceitos ou sub-conceitos são suas dimensões. O objetivo é equilibrar e intensificar a atividade cognitiva.

A formulação como “acontecimento”, no sentido de A. N. Whitehead (Veja 4) permite a relacionalidade e desenvolvimento consciente de parâmetros emergentes, pela “transladação”. Será aplicada em conceitos e dimensões para individualizá-los, tornando-os operáveis.

Em certa perspectiva, fenômenos processados aparecem em determinada perspectiva, matizados pela “qualidade”, diversidade e integração dos conceitos empregados. A ideia inicial foi sistematizar este processo e revesti-lo de elementos pragmático-instrumentalistas, adaptados ao senso comum. Isto foi empregado para desenvolver um sistema de conceitos capaz de cumprir os objetivos propostos.

O sistema geral é formado pela diversidade.

Determinadas operações abstraem elementos neutralizantes e contra produtivos dos conceitos e processos.

Viabilizam a associação incrementativa. Dispostos em relação diferenciada, frouxa ou intensa, oferecem canais cognitivos capazes de processar informações, sob a lógica inerente ao sistema.

em construção

___________________________________________

 Edson de Melo

© Copyright 2011-2012 – Todos os direitos reservados